Tendo sido director técnico da Quinta do Lago entre 1972 e 1988, co-autor dos planos de urbanização iniciais e dos planos directores de infra-estruturas (redes viária, águas, esgotos, etc.) do empreendimento e residindo na Quinta do Lago desde 1999, julgo dever transmitir algumas reflexões avulsas que possam contribuir para melhorar a qualidade da Quinta do Lago, unanimemente reconhecido como um dos melhores empreendimentos turístico e residenciais do Mundo.
Com efeito, devem ser corrigidas deficiências do planeamento inicial e posteriores alterações, adequando a urbanização a novas tendências, hábitos e faixas etárias de residentes e turistas, numa época em que passados mais de 35 anos sobre o lançamento do projecto deve ser preparado para a sua máxima ocupação.
Sem a preocupação de prioridades, apresento medidas que requalificam a Quinta do Lago, sendo que provavelmente algumas já estão previstas pela Quinta do Lago S.A., Infraquinta ou Câmara de Loulé.
Revisão das vias de acesso e aumento do número de lugares de estacionamento pois é frequente o esgotamento do parque, estacionamento desordenado e trânsito conflituado.
São recorrentes as queixas dos residentes sobre a inexistência na Quinta do Lago de infra-estruturas desportivas, exceptuando o golfe de excepcional qualidade. Assim, e aproveitando as áreas sem capacidade de construção, deve estudar-se a implantação dos seguintes equipamentos:
A praia da Quinta do Lago não tem apoios ao nível do empreendimento turístico-imobiliário que serve nomeadamente:
Durante os meses de julho e agosto a sua capacidade já é insuficiente pelo que devem estudar-se soluções para a sua ampliação. A solução exige algum investimento já que os terrenos inicialmente previstos para o efeito foram ocupados com apartamentos turísticos.
A nossa praia não dispõe de vestiários/balneários nem de casas de banho condignas, para crianças, adultos ou deficientes. Também não é possível tomar duche quente, guardar roupas, valores ou outros objectos e não está disponível serviço de café, refrigerantes e refeições ligeiras, para quem não queira ou não possa, sentar-se no "Gigi"!
Assim, a Quinta do Lago S.A. deve procurar solução, ampliando o edifício existente ou preferencialmente licenciar novo apoio de praia, para vestiários/balneários, casa de banho, espaço para crianças e deficientes e serviço de bar, tudo imprescindível numa praia 5 estrelas.
Instalação de núcleos de recepção de lixos para reciclagem próximos dos principais núcleos de moradias.
O serviço da laser precisa de ser melhorado em conteúdos nacionais (leia-se "português") e qualidade técnica.
Face à actual densidade de ocupação da Quinta Do Lago já é de exigir aos Correios de Portugal a distribuição domiciliária de correspondência postal.